top of page

Sobre Nós | O IBRAMPA

barco.png
03dfc9ee0e4b64004972119a026ca532.jpg

1 - HISTÓRICO INSTITUCIONAL

O IBRAMPA( Instituto Brasileiro de Acupuntura e Moxabustão de Porto Alegre),foi  fundado no ano de 2000 em parceria com outra instituição. A partir de 2007 o IBRAMPA,reformula sua formatação inicial ,agregando novos conceitos onde passa  ser  uma instituição dedicada a transmitir o conhecimento de uma arte milenar de curar, respeitando os métodos tradicionais . Procurando desta forma manter a essência filosófica, cultural e histórica da acupuntura.Assim sendo,o objetivo principal  do IBRAMPA é o de manter a essência da Acupuntura, no qual foi norteado o projeto pedagógico,sendo  estruturado sob o prisma das  disciplinas de estudo dos clássicos e estudo da Origem dos pontos.Atualmente , acrescentando  a disciplina de Saúde Publica ,porque entendemos que o aluno deve estar inserido em um contexto que englobe as políticas publicas  possam desenvolver e criar um senso critico responsável e compatível com as políticas públicas e sociais. de saúde.Também foi adicionada a Disciplina de Eletroacupntura ,tendo-se a visão da relevância desta na área cínica para o fisioterapeuta.Em 2010 o IBRAMPA foi aceito como membro da WFAS(World Fedetation of Acupunture-Moxibustion) após longos anos de analise.Nestes últimos anos temos percebido um acréscimo na qualidade dos TCC(trabalho de Conclusão) devido ao intenso trabalho na disciplina de metodologia.

2 - JUSTIFICATIVA

Considerando:- A Acupuntura tem o seu conhecimento documentado desde de 3.000 a.C. Atualmente é praticada em todos os continentes. No Brasil, o seu uso como tratamento de saúde vem crescendo e ganhando credibilidade, deixando de ser uma mera “alternativa à medicina convencional” para se tornar um poderoso recurso curativo, sendo, em muitos casos, procedimento de primeira importância. Estima se que haja 30 mil acupunturistas no país, a maioria atuando de forma individual sem fiscalização critérios. Em virtude disto, surge o argumento sobre a necessidade de regulamentar a prática da Acupuntura das associações de classe e das entidades de ensino.

-Sendo a Acupuntura uma especialidade do Fisioterapeuta (RESOLUÇAO nº 219 de 14 de Dezembro de 2000), com o posicionamento favorável da Justiça Federal, a normatização da prática pelo Conselho Federal de Fisioterapia e a aceitação cada vez maior da população brasileira, chegamos a uma conjuntura em que a necessidade de se defender a Acupuntura, na esfera política, de maneira séria e verdadeiramente comprometida com os valores de democracia e bem comum, se torna cada vez mais eminente, fundamental e decisiva. A Organização Mundial de Saúde (O.M.S.) considera que a saúde é um direito humano fundamental, e que os governos  têm a obrigação de proporcioná-la a seus povos. Considera que a Medicina Convencional não é acessível  para grande parcela da população. Os cuidados primários de saúde seriam compostos de práticas não convencionais e métodos terapêuticos populares aceitos pelas comunidades, implantados a um custo que possa ser mantido em cada estágio do seu desenvolvimento. Os governos devem adotar medidas sanitárias e sociais adequadas, contando com a participação de médicos, enfermeiros  ,parteiras, auxiliares e praticantes das medicinas populares, para trabalhar como equipes multiprofissionais atendendo as necessidades de saúde das comunidades. A Acupuntura é uma das técnicas considerada modelo pela O.M.S. por ser eficiente e barata. Utiliza instrumentos de baixo custo e dispensa medicamentos caros.

original_52e973315a74650f93ced3e01be5af5
acupuncture.png

3 - M I S S Ã O

O IBRAMPA tem como missão investir em um processo de ensino e aprendizagem que capacite os seus alunos a atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação. Para alcançar estes objetivos, o IBRAMPA assegura uma formação de Especialistas em Acupuntura, aptos a atuarem estabelecendo a atenção integral à saúde, com ações de educação, promoção, prevenção e reabilitação, integrando os diferentes níveis, de forma individual e coletiva, participando das atividades em saúde pública e privada de maneira competente,humanista, ética e inovadora.Também assume como missão  o compromisso de formar profissionais de saúde inseridos no contexto da pesquisa, da capacidade técnica, do entendimento do indivíduo como um ser global, e atentos à questão do atuar prevenindo, promovendo e reabilitando a saúde da população, tanto a nível individual quanto coletivo, de forma humana e integral, e estando sempre atualizado frente à eficácia dos conhecimentos biotecnológicos e tradicionais da medicina chinesa.

MISSÃO

01.jpg

Investir em um processo de ensino e aprendizagem que capacite os seus alunos a atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação.

VISÃO

02.jpg

Tornar-se ponto de referencia em cursos complementares e de formação na área da M.T.C (Medicina Tradicional Chinesa).

VALORES

03.jpg

Ética, transparecia e Cordialidade com todos os clientes, servidores e colaboradores. Humanização do cuidado na relação cliente-paciente,tendo em mente a ética profissional.

Diretor Geral e de Ensino:

Dr. João Alfredo Mulattieri Barão

Fisioterapeuta, Especialista em Acupuntura pela ABA(Associação Brasileira de Acupuntura) ,membro da WFAS(World Federation of Acupunture and moxibustion societes).Especialista em ciências do Esporte UFRGS. Mestre em ciências do Esporte e da Atividade Física -UCO- Espanha Formação em Terapias corporais chinesas.Doutorando em Estudos Avançando ciências Aplicadas a atividade Física e do Esporte UCO- Espanha.Vários cursos de extensão na China na área de Acupuntura ,Qi Qong e Tuina.

Currículo Lattes

joao.png
bottom of page